17/02/2017

13 vinhos e espumantes rosés para conhecer

Destemperados

O verão é a temporada certa para apostar nos rosés, tanto vinhos quanto espumantes. São refrescantes e ótimos para acompanhar comidas leves. Confira abaixo algumas opções de rótulos produzidos no Rio Grande do Sul.

1. MARIE GABI ROSÉ
Este vinho da Routhier & Darricarrère é feito em Rosário do Sul com a variedade de uva Cabernet Sauvignon. Seus aromas lembram flores e frutas brancas, como pêssego e maçã. Na hora de harmonizar, aposte nos frutos do mar, sushis e doces como macarons.

2. L.A. JOVEM ROSÉ
Este vinho da Luiz Argenta, de Flores da Cunha, é perfeito para beber em um fim de tarde, acompanhado de bruschettas ou até um peixe frito. É uma bebida equilibrada com sabor marcante e intensamente frutado.

3. AURORA MOSCATEL ROSÉ
Por ser um espumante Moscatel, é uma bebida doce, delicada e com um excelente equilíbrio entre a doçura e a acidez. Seus aromas são adocicados com notas florais e frutadas. Harmonize este espumante com sobremesas, como cheesecakes.

4. DON GIOVANNI ROSÉ BRUT
No aroma, o espumante Rosé Brut da Don Giovanni apresenta toques de frutas vermelhas, como amoras, framboesa e pitanga. É uma bebida complexa e cremosa no paladar, mas muito fresca.

5. CASA PERINI MOSCATEL AQUARELA
Este espumante é resultado de um assemblage das uvas Moscato Branco, Moscato Giallo e Moscato de Hamburgo. Tem perfeito equilíbrio entre acidez e açúcar, com aromas que lembram frutas e flores.

6. TERROIR LEOPOLDINA MERLOT ROSÉ
Produzido pela vinícola Casa Valduga, este vinho tem um frescor que combina muito com frutos do mar, carnes brancas, peixes, risotos e queijos frescos.

7. GRAN LEGADO BRUT CHAMPENOISE ROSÉ
Produzido pelo método Champenoise, este espumante tem aromas intensos que lembram frutas vermelhas e compotas. É um espumante refinado e muito versátil na hora de harmonizar.

8. SALTON POÉTICA
Elaborado em Bento Gonçalves, este espumante tem aromas de frutas vermelhas e cítricas, com leves notas de pão tostado. É cremoso, leve e refrescante, perfeito para beber como aperitivo.

9. PIZZATO BRUT ROSÉ TRADICIONAL
Feito com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, o Pizzato Brut Rosé é um espumante frutado produzido pelo método Champenoise. Seus aromas são de morango, cerejas e frutas cristalizadas.

10. GUATAMBU ROSÉ BRUT
Este espumante é elaborado na Campanha Gaúcha, pela vinícola Guatambu, com as uvas Gewürztraminer e Pinot Noir. Apresenta aromas florais como rosas e jasmins, além de ser cremoso e fresco.

11. DAL PIZZOL BRUT ROSÉ
Esta é uma opção de espumante Brut Rosé produzido pelo processo Charmat. É uma ótima dica para brindes festivos ou para o happy hour. Na harmonização, a sugestão é servir com massas, pratos orientais, pescados e frutos do mar.

12. ARACURI BRUT ROSÉ
As características mais marcantes deste espumante são a cor e o perlage fino. No aroma, notas de fermento e damasco se destacam. Na hora de harmonizar, aposte nos frutos do mar, peixes em geral, carnes brancas, molhos pouco condimentados, legumes crus e queijos leves.

13. PRESENCE MOSCATEL ROSÉ
Produzido pela vinícola Peterlongo, em Garibaldi, este espumante é feito com a variedade Moscato de Hamburgo, e é adocicado. Experimente com sobremesas delicadas, como torta de maçã.